Image Map

Desabafo #5

 





Covid-19?!  Ninguém te convidou!




É um bocado mais do mesmo, mas parece que não é de todo o suficiente.
Infelizmente ainda há muita gente que pensa que "só acontece aos outros", mesmo com tudo o que está à vista.

Já toda a gente está farta, saturada, e poderia escrever mais umas quantas palavras para descrever todo o sentimento em relação a toda esta situação, mas isto não é a brincar! 


Assim como muitos tiveram, e muitos ainda estão (infelizmente), eu também já estive com covid.

Tenho de confessar que fiquei chateada com toda a situação. (já vos explico o porquê)

Sendo eu uma pessoa de risco, devido à minha doença, estava literalmente em casa já desde o 1º confinamento.
Só saía quando era mesmo necessário, como o dentista por exemplo.


Em dezembro saí uma única vez de casa. Mesmo no início do mês, fui ao dentista fazer uma cirurgia.
E não, não me parece que tenha sido aqui que tenha ficado infetada. E se já antes tinham todos os cuidados, agora têm a dobrar (diria até que a triplicar), acreditem. Estava tudo ok.

Somos 4 pessoas aqui em casa. Tirando eu, todos estavam a trabalhar. Casa, trabalho. Trabalho, casa. E as idas ao supermercado ou farmácia, quando era necessário. Apenas isto.

Na semana seguinte tudo começou a mudar. Começou pela minha mãe (uma pessoa de risco também, devido à doença dela), a pessoa que esteve pior cá por casa, depois eu e os restantes. Mas vou falar da minha situação.

Começou por uma mancha vermelha no pescoço, um bocado estranho visto que não me tinha coçado naquele sítio ou algo do género, mas não liguei muito. Estava entretida no computador a falar com familiares e a jogar com eles. Não se pode estar junto fisicamente mas podemos estar juntos de outras formas.

Mais tarde quando fui ao wc, olhei ao espelho e estava toda cheia de manchas vermelhas na cara, depois vi que também tinha nas pernas, nas mãos, e aí assustei-me. Não era de todo normal. E já há dias que me sentia muito cansada a falar. Não conseguia acabar as frases e por vezes até palavras. Tinha de fazer imensas pausas para conseguir falar. Já eram duas situações estranhas e resolvi ir logo às urgências. Isto num domingo.

Pelos vistos estava com febre também. Fiz o teste, fiz um raio-X aos pulmões, e estive a levar algo na veia.
Pulmões limpinhos, mas teste positivo.


A minha mãe já estava à espera de resposta do teste dela, que tinha feito no dia anterior ao meu, eu dei positivo e posto isto, o mais certo era todos já estarem infetados. E confirmou-se, no dia seguinte os restantes foram fazer teste também.


Obviamente tiveram de comunicar ao seu local de trabalho. Tirando uma situação, estavam todos bem.

Essa situação foi no local de trabalho do meu pai. Havia uma colega que já andava com sintomas e não disse nada a ninguém nem tinha feito teste. A partir do momento que o meu pai ficou em casa e teve de comunicar isso mesmo e o motivo, todos tiveram de fazer teste, incluindo essa tal colega. E o que aconteceu? Essa tal colega deu positivo.


Eu não sei se foi por causa dela ou não. Não posso dizer que sim com todas as certezas porque não tenho certezas de nada. Essa é a verdade. Mas perante isto, tudo indicava para tal. E foi por isto que fiquei chateada com a situação. Eu que tenho todos os cuidados e estou em casa, meio que levei por tabela, por alguém que não teve consciência.

Por outro lado, não ia adiantar de nada ficar assim. O mal já estava ali, o que interessava de quem seria a culpa?


Mas isto para dizer que, devemos pensar em nós e nos outros. Não se pode ser egoísta ao ponto de "não quero saber".
Não devem levar pessoas atrás, que não têm culpa, por serem irresponsáveis.


No final tudo ficou bem. E tenho de dizer que apesar disto tudo, pelo que passámos, fomos uns sortudos.

Ao contrário de muitas pessoas que ainda estão a lutar. E acreditem que foi complicado e difícil. Agora imaginem todos esses números que vemos todos os dias no jornal, o que essas pessoas estão a passar, fora aqueles que nem sabemos. 


Muitas pessoas não têm noção, ou não querem ter. Só dão realmente valor quando lhes toca, quando lhes toca a sério.
Não deveria ser assim, não devia ser necessário isso.



E agora, tenho um amigo que está nos cuidados intensivos ventilado a lutar...

Eu aqui, a torçer para que ele saia desta o melhor e mais rápido possível. 




Queria pedir 3 coisas apenas, não sei se é o suficiente ou o mais certo, mas certamente será algo.

Que haja mais respeito, bom senso e mais amor.



Se já passaram ou estão a passar por uma situação de covid e quiserem partilhar, estão à vontade.

E se vos for possível, Fiquem Em Casa!






Beijinho,
Ana Pachêco ʚĭɞ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...